Vale a pena fazer marketing de afiliados? 2022 [Opinião Honesta] - Aline Star☆

10 de fev. de 2022

Vale a pena fazer marketing de afiliados? 2022 [Opinião Honesta]

Marketing de Afiliados


Então... agora que você ouviu falar sobre marketing de afiliados, você deve estar se perguntando se é mesmo um negócio viável. Ou talvez você esteja se perguntando quanto esforço é necessário para ganhar dinheiro com o marketing de afiliados?  

Agora, aqui está o ponto de atrito. Vale a pena fazer marketing de afiliados?

O marketing de afiliados vale a pena para construir um negócio online que forneça uma renda estável. Você pode escalar um negócio de marketing de afiliados facilmente e alavancar grandes nomes de marcas sem a necessidade de criar um produto ou fornecer suporte ao cliente.  

Agora, vamos nos aprofundar em:

  • 7 razões pelas quais o marketing de afiliados vale a pena
  • 3 desvantagens do modelo de negócios de marketing de afiliados
  • 3 melhores tipos de programas de marketing de afiliados que valem o esforço de promover

Preparado(a)? Vamos começar. 😃

7 razões pelas quais o marketing de afiliados vale a pena

O marketing de afiliados é um modelo de negócios poderoso. Eu queria fornecer uma opinião honesta sobre por que você ainda deve se tornar um afiliado para promover produtos e ganhar comissões.

Aqui estão as razões pelas quais o marketing de afiliados ainda vale a pena hoje.

1. Renda Passiva

Muitas pessoas consideram o marketing de afiliados como renda passiva, e eu concordo, mas apenas se você definir renda passiva corretamente.

Eu gosto de definir renda passiva como a geração de renda do trabalho que você fez antecipadamente e, por sua vez, requer apenas um compromisso de tempo muito pequeno para manter o mesmo nível de renda.

Com essa definição em mente, o marketing de afiliados é uma renda passiva. Especialmente, quando você a compara a uma empresa de consultoria.

Então, realmente a única coisa necessária para começar a acumular comissões de afiliados é criar conteúdo de alta qualidade consistentemente ao longo do tempo.

2. Renda estável é possível!

Se você fizer certo, o marketing de afiliados pode se tornar uma fonte estável de renda . A melhor maneira de reduzir o risco de um negócio de marketing de afiliados é focando na diversificação de seus fluxos de marketing.

Alguns fluxos de marketing que eu recomendo para direcionar o tráfego para ofertas de afiliados são:

  • Blog – Crie seu próprio site e direcione o tráfego do Google e de outros mecanismos de pesquisa usando o poder do SEO (Search Engine Optimization).
  • Canal do YouTube – Um canal do YouTube o ajudará muito a descomoditizar seu conteúdo. Como o rosto da sua marca, você pode começar a construir uma comunidade e confiança, o que torna muito mais fácil vender produtos de informação no futuro.
  • Podcast – Um podcast é uma ótima maneira de se conectar com seu público nos momentos em que eles podem estar tentando realizar várias tarefas. É uma ótima maneira de sempre ter conteúdo que seu público possa ouvir em qualquer lugar.
  • Lista de e- mail – Sua lista de e-mail é um ativo que você possui. É uma ótima maneira de aquecer um público frio e também compartilhar seu conteúdo mais recente à medida que ele é lançado.

3. Trabalhe em casa ou em qualquer lugar com conexão à Internet

Trabalhar em casa é uma grande vantagem para o marketing de afiliados e provavelmente é uma razão pela qual você está buscando isso como um negócio online.

Os benefícios disso são óbvios e você pode viajar e trabalhar de praticamente qualquer lugar.

4. Aproveite as grandes marcas

O marketing de afiliados especificamente é uma maneira incrível de entrar em um nicho ou apenas começar com qualquer negócio online em geral.

As chances são de que você realmente não tenha um público no início e certamente não construiu o nome da sua empresa para ser uma marca mundial. 

A parte legal é que você pode promover produtos na Amazon e em outros grandes varejistas globais e lojas de comércio eletrônico online com as quais as pessoas já estão familiarizadas. Isso, por sua vez, aumenta muito a taxa de conversão, oferecendo mais comissões ao começar.

5. Modelo de negócios superescalável

Quando você cria um negócio online, existem realmente duas opções para direcionar o tráfego de métodos orgânicos ou pagos.

Ao contrário de consultoria ou de qualquer trabalho ativo, o marketing de afiliados não troca tempo por dinheiro diretamente.

Isso significa que você só precisa criar mais conteúdo ou investir mais dinheiro em anúncios lucrativos para expandir e gerar mais vendas para sua empresa.

6. A criação e o suporte de produtos são desnecessários – apenas direcione o tráfego!

Minha parte favorita sobre o marketing de afiliados é que você pode começar a promover um produto imediatamente, se quiser.

Não é como criar software ou qualquer outro produto porque o produto já foi feito para você.

Tudo o que resta para você fazer é simplesmente direcionar o tráfego para as ofertas de afiliados que você está promovendo.

7. Custo inicial muito mínimo

Quando você compara o marketing de afiliados com o início de um negócio offline, como um restaurante, você começa a ver o quão mínimo é o custo de inicialização.

Com o marketing de afiliados, você pode criar um canal no YouTube, iniciar um grupo no Facebook ou iniciar um blog por quase nada.

3 Desvantagens do Marketing de Afiliados

Com todas as grandes coisas que vêm com o marketing de afiliados, ainda existem algumas coisas que não são tão boas que precisam ser mencionadas.

Aqui está a lista de desvantagens do marketing de afiliados que eu criei.

1. Programas de afiliados podem reduzir comissões

A Amazon é uma empresa conhecida por cortar comissões de afiliados.

Às vezes, eles até cortaram as comissões em mais da metade para os afiliados com apenas uma semana de aviso.

Se você está confiando apenas no marketing de afiliados e na Amazon ou em qualquer programa de afiliados, considere promover mais programas.

Quanto mais você diversificar, mais preparado estará para quando um programa de afiliados cortar comissões.

2. Programas de afiliados podem ser encerrados

Não apenas as comissões do programa de afiliados podem ser cortadas sem aviso prévio, mas os programas de afiliados também podem ser totalmente encerrados.

Isso não acontece com frequência se você escolher os programas de afiliados certos, aos quais falarei mais adiante neste post.

3. O acompanhamento do ROI e das vendas é difícil 

Se você estiver vendendo seus próprios produtos digitais ou físicos, poderá acompanhar facilmente o ROI do seu negócio, pois tem controle total sobre o processo de vendas.

3 melhores tipos de programas de marketing de afiliados que valem o esforço de promover

A última coisa que eu queria discutir eram os diferentes programas de afiliados que você pode participar para garantir melhor o sucesso do seu negócio de marketing de afiliados.

1. Programas de marketing de afiliados Hotmart

Os programas de afiliados Hotmart são onde você pode promover produtos que serão necessários durante todo o ano por anos.

Claro, você pode promover produtos que estão em alta. No entanto, esse é um grande risco e significa que seu conteúdo estará desatualizado assim que o próprio produto estiver. 

Em vez disso, você deve concentrar seu tempo em produtos que provavelmente ainda estarão disponíveis nos próximos 10 anos.

2. Programas de marketing de afiliados Monetizze

Não é absolutamente necessário promover produtos de alto valor se você tiver uma grande quantidade de tráfego. A promoção de produtos com ingressos baixos e altos funciona.

No entanto, quando você se concentra em produtos de alto valor que lhe dão mais de R$ 1.000 por uma única comissão, reduz bastante a quantidade de tráfego necessária para atingir o nível de receita necessário.

A grande coisa que você precisa definir para que funcione é o seu processo de aquecer leads e ganhar confiança.

3. Programas recorrentes de marketing de afiliados

Programas de afiliados recorrentes mensais e anuais são uma enorme mina de ouro.

Se eu fosse você, concentraria meus esforços em promover principalmente programas de afiliados recorrentes.

Isso garante que você tenha uma renda muito mais estável ao longo do tempo para trabalhar com o seu negócio, que continua chegando, mesmo que você não envie mais tráfego para o produto afiliado por algum tempo.

Considerações Finais: O Marketing de Afiliados vale a pena?

Se você ainda não adivinhou, minha opinião é que vale a pena buscar o marketing de afiliados para o seu negócio online.

Eventualmente, uma vez que você esteja ganhando uma renda substancial com o marketing de afiliados, eu recomendaria construir seu próprio produto digital para vender.

Isso elimina os problemas de encerramento ou corte de comissões de programas de afiliados. Você terá que trabalhar mais antecipadamente antes de ver qualquer venda, mas definitivamente vale a pena diversificar e espalhar seus fluxos de renda.

Nenhum comentário